O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu – CODEFOZ, foi criado pela lei municipal número 4.041, de 12 de novembro 2012, com intuito de unir organizações públicas e privadas em torno de projetos e ideias que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade e seu entorno. Em um ano de funcionamento, o Conselho já aponta os horizontes para mudanças atuais e o planejamento de um novo futuro ainda mais promissor. A participação da sociedade civil organizada é a alma do Conselho que, com o caráter deliberativo e consultivo, formula e promove políticas de desenvolvimento econômico e social.
O desafio está em planejar a Foz do Iguaçu que queremos para 2040, em todos os aspectos, buscando tornar nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver, com qualidade de vida e oportunidades a seus moradores, construindo de maneira participativa o sonho da comunidade em relação à cidade, contribuindo para diminuir dificuldades na gestão pública, como a falta de planejamento urbano e social e de políticas claras de desenvolvimento. Entende-se que esta construção participativa, capaz de mobilizar a sociedade num rumo comum, fortaleça o sentido de pertencimento da população em relação ao território que ocupa.
Além disso, um dos principais problemas a serem resolvidos é a falta de perenidade das políticas públicas de desenvolvimento, que geralmente sofrem grande descontinuidade entre uma administração municipal e outra, causando, na maior parte das vezes, prejuízos e retrocessos desnecessários à comunidade, que se vê incapacitada de atuar contra o impacto negativo gerado por esta realidade.