A proposta de sediar a Temporada Especial: Férias Caldeirão em Foz do Iguaçu, com a gravação e exibição de 4 episódios durante o mês de julho de 2025, representa uma oportunidade única e estratégica para a cidade e para o programa Caldeirão do Mion, além de contribuir para a valorização do turismo e a promoção de Foz do Iguaçu como destino nacional de relevância.
O Brasil é um país com uma grande diversidade de destinos turísticos, e Foz do Iguaçu, reconhecida mundialmente por suas famosas Cataratas, por Itaipu Binacional, Marco das Três Fronteiras, Parque das Aves e muitos outros atrativos, possui grande potencial de crescimento no turismo, especialmente em períodos de alta temporada, como as férias escolares. Contudo, é necessário aumentar a visibilidade nacional e internacional da cidade para potencializar o fluxo de turistas e promover sua imagem como um destino completo, que vai além das belezas naturais, oferecendo também cultura, lazer e entretenimento.
Nesse cenário, a realização do projeto Temporada Especial: Férias Caldeirão oferece uma resposta direta à necessidade de destacar Foz do Iguaçu como um destino estratégico. Este é um período crucial para a indústria do turismo, e a oportunidade de associar a cidade a um programa de grande audiência e repercussão é de extrema relevância.
Além disso, a visibilidade associada ao Caldeirão do Mion pode resultar em parcerias comerciais com empresas de turismo e outros setores locais, ampliando a geração de receita e o crescimento econômico de Foz do Iguaçu. A longo prazo, isso poderá fortalecer a cidade como um destino ideal para realização de produções audiovisuais, impactando positivamente a economia local e gerando empregos.
O programada Caldeirão com Mion, da Rede Globo, é o mais versátil da grade e possibilita inúmeras ideias.
Contabilizando alcance médio de 180 milhões de telespectadores brasileiros, alcançando 120 milhões de pessoas no ano 2024 e atingindo uma note de 9.1 de avaliação entre a audiência, o programa Caldeirão com Mion traz uma estrutura editorial do programa um tanto quanto diferenciada neste ano de 2025.
Considerando que trata-se do programa de entretenimento mais assistido da TV Globo, o Caldeirão vai ao ar nas tardes de sábado, liderando com folga na TV aberta, alcançando 161% mais pessoas por minuto que a 2a emissora na faixa horária.
A cada ano que passa, o programa garante um público ainda mais fiel, atingindo mais da metade dos lares brasileiros nos dois primeiros meses de exibição em 2025.
O apresentador Marcos Mion é conhecido praticamente por todos os brasileiros, pois é ligado a ótimos atributos e possui fit com vários segmentos, além de forte apelo nas causas sociais. Neste ponto, soma-se ao retorno de mídia, todos os posts e interações que ele fizer em suas redes sociais, além de ser muito provável que esteja em Foz do Iguaçu acompanhado de sua família, todos influenciadores digitais.
O programa também reúne artistas e cantores famosos durante a grade, que estarão em Foz do Iguaçu, oportunidades que ampliam a divulgação nas mídias sociais.
A proposta para o Destino Iguaçu é sediar a Temporada Especial: Férias Caldeirão, considerando a exibição de 4 episódios durante o mês de Julho, abrangendo o período de férias escolares. Cada episódio tem duração de 120 minutos, totalizando 480 minutos de veiculação em rede nacional em canal aberto de televisão.
A visita precursora da equipe de produção acontecerá no período de 13 a 17 de abril, com apoio do Visit Iguassu e Secretaria Municipal de Turismo, quando os produtores percorrem um roteiro de atividades previamente aprovado e decidem os pontos fixos e itinerantes de gravação.
A gravação acontece na primeira quinzena do mês de junho e os episódios serão exibidos no mês de julho de 2025. Importante informar que a logística envolve um palco fixo principal e a possibilidade de ter palcos itinerantes que poderão ser distribuídos entre as demais atrações turísticas do Destino, conforme viabilidade que será avaliada pela equipe de produção.
Atualização da base de dados primária de demanda turística do destino;
Elaboração de indicadores para a Gestão Integrada do Turismo (GIT);
Subsídios técnicos para campanhas de marketing e promoção internacional;
Ferramentas de análise para atração de investimentos, eventos e novas rotas aéreas;
Apoio direto à formulação de políticas públicas e decisões estratégicas do trade turístico.